Pular para o conteúdo principal

Magia & Barbaridades

Magias &  Barbaridades é uma história em quadrinhos on-line (webcomic) escrita e desenhada por Fabio Ciccone desde de meados de 2003. Novas tiras são publicadas semanalmente no site www.magiasebaridades.com.

A História é publicada na forma de tiras em preto e branco, ainda que, de vez em nunca, possa haver tiras em maiores e em coloridas. Antigamente, a arte era feita em papel com lápis e caneta preta, mas hoje em dia é produzida direto no computador com tablet, possibilitando assim um maior nível de detalhes. Mesmo que dois quadros difiram apenas pelo balão, eu nunca é repetido a mesma arte. 

A tira começou a ser publicada em um blog em meados de 2003, com o título O Tomo de Edmund. As atualizações começaram esporádicas e erráticas, normalmente com duas tiras sendo publicadas em dias consecutivos entre hiatos. A freqüência de atualizações variava, tendo chegado a ser diária (às vezes com mais de uma tira por dia) logo antes do título mudar para Magias & Barbaridades. Com o novo nome, o endereço do blog mudou e, pouco depois, passou de blog a website.

Ao contrário da maioria das HQs em tira, Magias & Barbaridades é contada na forma de grandes sagas, subdividadas em capítulos. Cada arco é formado por um conjunto de tiras que, na maior parte dos casos, pode ser lida fora do contexto sem (muita) perda no sentido. São comuns tiras que deixam ganchos para a próxima, especialmente nos momentos de maior
tensão em cada arco.

Fantasia Medieval

Apesar de Magias & Barbaridades se passar em um ambiente de Fantasia Medieval, com guerreiros espadachins e magos soltando feitiços por aí, eu tento evitar os grandes clichês do tema, instituídos em grande parte por J.R.R. Tolkien. Não há, por exemplo, outras raças inteligentes (nada de elfos, anões ou hobbits), não há menção a deuses e panteões e tento não usar conceitos atrelados a jogos de RPG ou videogame.

O mundo onde a trama se passa é um mundo fantástico, mas com um tipo de fantasia mais "pé no chão" do que a praxe. O cenário não é bem definido, com elementos irreais e referências históricas (como o fato de Oc ser leitor de Shakespeare), pois prefiro que o cenário seja flexível para abrigar quaisquer rumos que a narrativa possa tomar.

Aventura/Comédia

Apesar da idéia original fosse o foco na comédia, com o desenvolvimento da trama a aventura tornou-se mais importante. A comédia é uma forma de contar a aventura, sendo influências as séries Dragon Ball, de Akira Toriyama e Bone, de Jeff Smith, além de filmes como as séries Indiana Jones e De Volta para o Futuro.

Personagens

Remmil
Remmil é um jovem Mago da Lua Crescente em constante busca por mais poder e conhecimento. Carrancudo, arrogante e muitas vezes incompente, ele é o "líder" do grupo, uma vez que normalmente é ele quem normalmente decide o rumo que ele e seus companheiros devem seguir. Sua arrogância se apresenta em sua forma de falar, procurando sempre (especialmente quando está nervoso) usar jargões da norma culta do idioma português. Remmil possui um irmão gêmeo malvado chamado Limmer. Sua mãe é também uma bruxa da Lua Crescente. 



Oc, o Bárbaro
Oc é um bárbaro muito hábil com a espada, de personalidade muitas vezes imprudente e inocente, mas também muita coragem. O bárbaro muitas vezes age como a voz da razão no grupo, mutias vezes, apesar de distraído, sendo quem consegue solucionar os problemas com melhor desenvoltura. Ele é fã incondicional do dramaturgo inglês William Shakespeare, costumando recitar alguma de suas obras durante as batalhas. Seu objetivo é puramente aventurar-se e exercitar sua espada o máximo que conseguir.




Idana

Idana é uma jovem amazona, foragida de sua tribo ao se tornar opositora do regime de sua mãe, a rainha Pilate. Extremamente hábil no manejo do arco, a jovem sofre de sérios problemas de equilíbrio (no sentido físico mesmo). Como passou a vida toda na floresta, não conhece quase nada do mundo fora dela. Ainda assim ela se mostra ponderada e bastante sensata na maioria das vezes. Desde que descobriu que Remmil havia sido aluno de seu pai Saru Pnit, ela o acompanha em sua busca por ele. É altamente feminista e não tolera machismo.



Fontes : 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Kakashi Hatake

Kakashi é um personagem do mangá Naruto, sendo um dos mais poderosos ninjas da vila oculta da folha (Konoha). Apesar de seu estilo informal e introvertido, valoriza muito a amizade e se torna muito querido pelo personagem principal Naruto após ser seu sensei (mestre). Outro detalhe interessante é que Kakashi sempre está lendos os livros da série Itcha-itcha, escritos por Jiraya.     Kakashi nasceu na vila da folha e é filho de Sakumo Hatake conhecido como “O Canino Branco de Konoha”. Após abandonar uma missão para salvar um amigo, seu pai torna-se um ninja sem honra e se mata, deixando Kakashi sozinho e com um senso de dever inabalável. Aos 15 anos torna-se Jounin (última graduação de um ninja). Em sua primeira missão como líder, juntamente com seu sensei e seus companheiros Rin e Obito Uchiha, eles partem para destruir uma ponte durante a terceira grande guerra ninja. Durante a missão, Rin é sequestrada e no seu resgate Obito é esmagado por uma r...

Gasparzinho e Brasinha

Gasparzinho Gasparzinho (Casper,The Friendly Ghost). O 'Fantasminha Camarada' foi Criado em 1939 pela Editora Americana Harvey Comics (a mesma de Riquinho). Gasparzinho é um Fantasma diferente de todos os outros, pois sua principal intenção é fazer amizades e não assustar, como seus Tios do Trio Assombrado, que não se conformam com a postura de Gasparzinho. O principal desenhista dos quadrinhos  do personagem foi Warren Kremer (1921-2003). No Brasil, Gasparzinho teve suas histórias em quadrinhos Publicadas pela editora O Cruzeiro, na década de 60 e  pela Editora Vecchi, na década de 70. Posteriormente, foi também publicado pelas Editoras RGE, Abril e Globo (Antiga RGE). Em 1945 Gasparzinho foi lançado em desenho animado, produzido pelo Famous Studios.Quem fazia a voz do fantasminha era Joe Oriolo e quem desenhava era o mesmo Kremer, dos quadrinhos. Na década seguinte, os desenhos foram produzidos pela Harvey Films. Personagens Coadjuvantes: Luíza, a Br...

Hera Venenosa

Hera Venenosa (Poison Ivy no original, e alter ego da Dra. Pamela Lillian Isley) é uma personagem da DC Comics, inimiga de Batman. Criada por Robert Kanigher, sua primeira aparição foi em Batman #181 (junho de 1966). Poderes e Armas Ela pode controlar plantas e acelerar ou desacelerar o crescimento das mesmas. É também virtualmente imune a qualquer coisa que os humanos possam considerar letal, incluindo bactérias, vírus, fungos e todos os formulários de venenos. Hera é especialista em plantas e nos venenos derivados delas. Além disso, tem o poder de expelir feromônios do amor e lábios venenosos. Origem Pamela Isley após cometer um roubo, foi envenenada por Jason Woodrue, seu cúmplice, mas a mesma, em vez de morrer, desenvolveu imunidade a todos os diversos tipos de venenos. Sendo assim, ela começou sua carreira no crime utilizando plantas venenosas como armas letais, mas logo começou a ir mais além e passou a atuar com monstros vegetais. Ela também já trabalhou para o governo Ame...