Pular para o conteúdo principal

Magneto



Magneto (Erik Magnus Lehnsherr, nascido Max Eisenhardt) é um personagem do Universo Marvel criado e publicado pela editora Marvel Comics. Magneto é terrorista mutante com enormes poderes de manipulação de campos magnéticos, além de controlar qualquer tipo de metal, incluindo o Adamantium. Possui também um capacete que o protege contra ataques psiônicos. Sua primeira aparição foi em X-Men Vol. 1, em 1963, sendo o primeiro vilão a ser enfrentado pelo grupo.

História

O jovem que um dia seria conhecido como Magneto foi uma das milhares de vítimas do grande holocausto. Por ser judeu, esteve preso num campo de concentração em Auschwitz com sua namorada Magda. Com o fim da segunda Guerra Mundial, os guardas não queriam deixar testemunhas e começaram a executar os sobreviventes mas ele bravamente os enfrenta e consegue fugir com Magda. Depois de passarem dias na floresta, sem comida nem abrigo e congelando de frio, finalmente conseguiram ir para os Montes Cárpatos, onde encontraram um novo lar, emprego e uma nova vida. Casaram-se e tiveram uma filha chamada Anya. Anos depois o futuro mestre do magnetismo e sua recém criada família partiram para uma cidade devastada pela guerra, Vinnitsa na União Soviética, para tentar arranjar uma vaga na universidade de lá. Enquanto isso arranjou emprego em construções para reerguer a cidade. Ele se irrita com seu contratante por tentar trapaceá-lo e não dar todo o dinheiro que tinham combinado e, durante a discussão, num momento de ódio fez um pé de cabra voar passando muito próximo da cabeça de seu patrão. Assustado, o trapaceiro lhe entrega todo o dinheiro. O jovem não sabe como conseguiu movimentar a ferramenta mas percebe que possui um dom. Assim que saiu do trabalho, avista sua casa em chamas, utiliza novamente o seu poder para salvar sua mulher mas precisa da ajuda para ajudar a filha. O povo da cidade não o ajuda e sua filha, ainda criança, em chamas se joga da janela. Ao ver sua filha morta solta uma descarga de seu poder que incinera todos a sua volta, inclusive o patrão trapaceiro. Magda ao ver tudo isso, corre em prantos e foge chamando-o de monstro. Ainda muito fraco tenta segui-la mas a perde ao despistar a Polícia secreta que acabara de chegar.

Perseguido pelo chacina cometida, procura um bem-sucedido falsário chamado Georg Odekirk e muda seu nome para Eric Magnus Lensherr, negando o nome de sua linhagem para encontrar a mulher que ama. Até hoje é um mistério o seu verdadeiro nome.

Amizade com Xavier

Em Israel, Erick Magnus é voluntário na recuperação dos sobreviventes dos campos de concentração alemães, e lá o psiquiatra Dan Shomrom o apresenta à Charles Xavier, logo se tornam grandes amigos e possuem os mesmos ideais, há uma identificação grande entre eles, porém a vida sofrida de Eric faz com que ele ache impossível a coexistência pacifica entre as duas raças, e nisso Charles discorda. Os dois enfrentam juntos os neo-nazistas da Hidra liderado por Barão Strucker. Ao derrotar, Eric leva todo o ouro estocado pela Hidra – que seria utilizado em um 4º reich – para defender de sua forma os mutantes da humanidade.

Surge Magneto

Sua primeira aparição pública foi na Base Americana de Cabo Cidadela, onde enfrentou pela primeira vez os seguidores de Xavier, os X-Men

Magneto encontra Groxo, que estava prestes a ser linchado apenas por ser mutante, o salvou e assim conseguiu um leal servo. Mesmo com o vilão o considerando apenas um insignificante escudo humano.

Assim como Xavier, Magneto também criou a sua própria equipe, a Irmandade de Mutantes. onde, entre eles, participavam seus dois filhos Mercúrio e Feiticeira Escarlate, gêmeos que Magda esperava quando fugiu de Magneto.

Magneto e sua irmandade tentou recrutar um poderoso alienígena chamado Estranho acreditando ser um mutante, os X-men tentaram impedir e assim as duas equipes mutantes acabaram se enfrentando pela segunda vez. Mas o alienígena acabou com a batalha capturando Magneto e Groxo enviando para sua nave onde tinha uma coleção de espécimes curiosas que ele encontrava pelos mundos que visitava. Até que Magneto escapou deixando seu leal ajudante Groxo.

Magneto consegue controlar os X-Men e os fazem atacar os Vingadores, porém os Vingadores conseguem destruir os planos do mestre do magnetismo. Quando magneto tenta fugir, Groxo (que havia conseguido retornar) cansado de ser menosprezado o derruba da nave, fazendo-o cair nos mares do Atlântico.

Mas Magneto não morreu. Ele encontrou uma série de grutas submersas que conduziram-no à Terra Selvagem, um local com clima tropical em pleno continente antárctico onde os dinossauros ainda vivem, além de coexistir com várias tribos primitivas. Mesmo com seus poderes enfraquecidos, explorou área e seus recursos. E assim criou uma tecnologia necessária para evoluir os primitivos de lá até conseguirem poderes como o dos mutantes. Esses seres passaram a ser chamado de Metamorfos e Magnus foi conhecido como Criador. E assim ele continuou liderando o lócal até que Os X-Men e Kazar se opuseram as suas forças.

Nas mãos da criatura chamada Mutante Alfa, ele e sua irmandade de mutantes foi reduzido a infância, neste período, ficou aos cuidados de Moira, até que retornou a idade adulta pelo Shiar Erik Vermelho. Ao voltar, voltou com uma aparência mais jovem.

Em sua ilha no triângulo das bermudas, declarou guerra aos países de todas as nações que não entregassem o controle de seus países. Como viu que não iriam entregar sem luta, Magnus destruiu a cidade de Varkyno na Rússia para provar a extensão de seu poder. Enquanto isso conhece Lee Forrester, Seus planos de dominação do mundo foi arrasado graças aos X-Men. Ele começa a achar que sua obsessão de mudar o mundo, o tornou igual aqueles que sempre odiou.

Lee salva a vida de Magneto e passa um tempo com ele numa ilha no triângulo das bermudas, no inicio ele se faz de arrogante e orgulhoso mas a convivência os faz amantes. Lá ele reaprende a ser doce e a amar. Charles o convoca telepaticamente para liderar os X-men contra um mal maior, o Beyonder.

Magneto pacífico

Arrependido de seus atos terroristas, se entregou aos Vigilantes da Liberdade para ser julgado pela lei dos seres que sempre julgou inferiores, Seu julgamento foi no Palais de Justice em Ile de la Cite, na França e gerou alvoroçados protestos anti-mutante. O processo foi interrompido pelo ataque dos Irmãos Fenris filhos do Barão Strucker que queriam vingança e destruíram o local, Xavier sai gravemente ferido da batalha e a única opção que tinha de sobreviver era tendo os cuidados médicos dos Piratas Sideras. Xavier pede a Magnus que o substitua no seu sonho e que lidere os Novos Mutantes enquanto está no espaço cuidando de seus ferimentos. Magneto aceita o desafio e dá a sua palavra.

Mentor dos Novos Mutantes

Magneto mostra ser um líder muito duro com os Novos Mutantes, exigindo o máximo deles.
Mesmo treinando os novos Mutantes, Aceita um convite do Clube do Inferno de ser o Rei Branco.
Magneto se sente incapaz de treinar os Novos Mutantes depois da mórbida experiencia que eles tiveram com Beyonder, os alunos sairam traumatizados e totalmente desmotivados de viver. Não vendo como ajudá-los, Magneto os envia para a Academia Massachesets de Emma Frost. Para a ira de Miragem, a única que tinha conseguido se recuperar dos traumas.

Emma aceita os novos alunos, desfaz o trauma deles mas também faz todos se recrutarem nos Satânicos. Furioso, Magneto busca seus alunos de volta. Essa desistência de Magneto depois foi mostrada ter sido influenciada pelos poderes do satânico Empata.

Magneto é novamente julgado por uma corte internacional, já que a 1ª foi interrompida em Paris. Para cumprir a ordem de prisão o governo americano convoca os Vingadores, enquanto que agindo clandestinamente os Supersoldados Soviéticos buscavam vingança pelos crimes de Magneto contra a Rússia. Entre essas duas equipes poderosas estavam os X-Men, que embora desconfiassem da regeneração de Magneto o haviam acolhido na mansão a pedido do Prof. X.

Magneto havia ido até Camboja pra recuperar o que restou do antigo Asteróide M e depois de algumas batalhas entre X-Men, vingadores e Supersoldados Soviéticos, Magneto se entrega aos Vingadores.

Durante o julgamento Magneto usou um aparelho que ligado ao seu capacete e combinado com seus poderes permitia a ele dominar qualquer mente e o usou em dos juízes com clara tendência anti-mutante. Manipulado secretamente o juiz optou pela inocência de Eric. Mas Magneto ao se defrontar na saída do tribunal com uma passeada anti-mutante acabou percebendo que havia cometido um erro. Que sua liberdade só incitou o ódio anti-mutante da população.

Terra Selvagem

Magneto de volta na terra que já liderou a vê dominada por Zaladane. Magneto encontra Vampira enfrentando Miss Marvel ele deixa ambas inconscientes. Vampira permanece com Magneto na Terra Selvagem para se recuperar, e com seu poder de absorção temporariamente cancelado, acabou iniciando um romance com Magneto.

Erick, cansado de tentar ser como Xavier e manter o sonho de seu antigo amigo, mostra sua verdadeira face ao matar à sangue frio Zaladane (que possivelmente tinha algum parentesco com ele). user posted image A sulista, que implorou para Magneto não cometer esse ato hediondo, se afastou de Magneto e da Terra Selvagem.

Acólitos

Sua rivalidade com os X-men volta a crescer novamente. Acreditando na necessidade de uma segregação racial, Magneto envia seus seguidores para o Asteróide M. Esses seguidores são os Acólitos, grupo de mutantes que acredita que Magnus é o messias da causa mutante, para eles o que Magneto diz é lei. Mas foi traído pelo acólito Fabian Cortez e foi dado como morto durante um bom tempo mas foi salvo pelo acólito Cromo que protegeu seu corpo, fazendo com que ele resistisse ao impacto da queda do Asteróide M.

Magneto enfrenta os X-men varias vezes até que, em uma dessas, quase mata Wolverine arrancando todo o adamantium de seu corpo. Xavier revida atacando com todo poder.

Este ataque deixou Magneto em um estado semi-vegetativo durante um bom tempo e ficou aos cuidados dos Acólitos, incluindo o ex-X-Man Colossus que tinha perdido a fé no sonho de Xavier. Exodus o substitui com lider dos acólitos.

Durante uma batalha entre Holocausto e Exodus, toda a sua base- o asteróide Avalon- é destruida. É salvo por Colossus do impacto do asteróide com a Terra. Magneto ficou desaparecido por um bom tempo se recuperando.

Neste período, surge Joseph, um mutante sem memória idêntico a Magnus só que mais jóvem e pacífico. Os X-men acreditam que era Magneto rejuvenescido e o aceitam na equipe dando uma segunda chance para o suposto Magneto. Mas Joseph não passava de um clone criado por Astra, uma ex-integrante da irmandade de mutantes que queria se vingar do Mestre do Magnetismo.

Magneto aos poucos vai voltando a ativa. Assassina com um toque o falsário que criou sua identidade como Eric Lensheer pois as pessoas estavam comecando a suspeitar que este não era seu verdadeiro nome. Duas delas eram Gabrielle Haller e Sabra que chegaram tarde demais para conseguir respostas na casa do falsário. A partir de então, Magneto passou a ser conhecido apenas como Magnus.

Líder de Genosha Usou de sua reputação como terrorista mutante para chantagear a Onu até que entregassem a ilha de Genosha para ele, na troca de não ameaçar mais nenhuma nação.

A ilha -que outrora foi uma grande prisão de mutantes- estava em uma grande crise econômica, com nível altíssimo de marginalizados tantos humanos quanto mutantes.

Com sua ditadura, conseguiu transforma-la numa grande potência, onde mutantes poderiam viver sem medo, em paz e sem ser vítimas de preconceito a custa da segregação das raças. E assim sua população de milhões de habitantes mutantes viveram a concretização de seu grande sonho.

Porém, os Sentinelas selvagens a mando de Cassandra Nova destróem toda Genosha provocando a morte de 16 milhões de habitantes, a torre de Magneto é destruida com ele dentro e novamente foi considerado morto.

Magneto Estava Certo

Dado como morto, Magneto virou fonte de inspiração para muitos mutantes mais jovens que inclinavam mais às sua idéias do que as de Xavier. E assim tornou-se um mártir, seu rosto passou a estampar camisas e os muros pixados com stencils.

Neste período, o enigmático Xorn se passou por Magneto e matou 5 mil humanos em Nova Iorque além de matar a x-man Jean Grey, Wolverine o ataca e o decapta.

Reconstruindo Genosha

Durante o enterro do suposto Magneto em Genosha, Xavier percebe que o Magneto morto não é o verdadeiro e capta a presença do verdadeiro Magneto.

Magneto estava vivo, em Genosha, tentando reerguer seu sonho destruído. Xavier permanece em Genosha para ajudá-lo a reerguer a nação mutante. Os dois recebem ajuda de Callisto e alguns genoshanos sobreviventes.

Sua filha Wanda enlouqueceu e ataca seus companheiros Vingadores, destroi a mansão e mata 3 integrantes da equipe. Seus atos, além de tudo, feriu emocional e fisicamente outros membros do grupo provocando o fim da equipe. Magneto a resgata e leva para Genosha, para ser tratada por Charles Xavier. Os X-Men e os Vingadores decidem ir até Genosha acertar as contas. Pietro com sua velocidade chega antes de todos e encontra com Magneto para tentar salvar a vida de sua irmã gêmea. O pai diz que não pode fazer nada. Wanda, Influenciada pelo seu irmão Pietro, altera toda a realidade para uma utopia mutante sob o comando de Magneto.

Quando a ilusão de Wanda foi desfeita, ela obliterou o gene mutante, trasformando a grande maioria dos mutantes em humanos normais, inclusive Magneto e ela mesma. este dia foi conhecido como Dia M.

Pós Dia M

Para Magneto, é humilhante estar sem poderes e viver igual a um humano, ele perdeu o que o fazia se sentir superior aos humanos. Magneto consegue perceber que é um ex-mutante, o que para ele é um tremendo sadismo.

Magneto escrevia um misto de diário, legado e carta de suicídio quando o ser conhecido como Coletivo, que é a concentração de toda energia mutante obliterada pós Dia M e que se diz responsável por se passar por Magneto como Xorn ele devolve momentaneamente a energia mutante para Magneto. Coletivo diz que ele é o líder que os mutantes precisam. Agora, como nunca precisaram. Que juntos poderiam reerguer a raça dizimada depois do dia-M. Mas os Novos Vingadores o impedem a tempo e jogam toda essa energia no sol. Fraco e inconsciente, Magneto seria levado para o hospital e depois seria preso por crime contra a humanidade (talvez por acharem que foi ele quem matou as 5.000 pessoas em NY) mas o helicóptero que o levava explodiu misteriosamente e não foi encontrado seu corpo.

Xavier descobre através da Uni que Magneto está vivo e tenta localiza-lo mas Magneto sabe como não ser detectado pelo Cérebro por ter ajudado na criação do aparelho original.

Magneto diz seu paradeiro aos Morlocks e Skids o entrega um livro com profecias do futuro onde diz que Magneto ainda é um mutante.

Magneto só deu as caras quando Xavier foi gravemente ferido com um tiro na cabeça e levado para o QG dos Acólitos, Magneto ajudou os Acólitos a restaurar a consciência do Professor X. Mas por não passar de um humano atualmente recebeu todo o desprezo de seu antigo seguidor, Exodus. Uma outra acólita, Cargill tentou matar o Xavier e ele salvou o amigo disparando um dispositivo laser no olho dela, e por causa disso Exodus partiu para cima de Magneto, mas Xavier o salvou ao vencer Exodus num duelo psíquico. Depois disso, Magneto e Sentinela Ômega se propuseram a seguir Xavier, mas o telepata dispensou os dois e disse que ia seguir seu caminho sozinho dali pra frente.

Poderes e habilidades

Erik tem o controle dos campos eletro-magnéticos (magnetismo) da Terra.Com isso, ele pode diparar vários tipos de descargas magnéticas. Depois teve uma mutação secundária, que foi manipular a polaridade gravitacional, podendo assim levitar ele mesmo, dando-o a habilidade de voar. Magneto só consege levitar outros seres vivos quando, no sistema circulatório do alvo, tem os nutrientes do Ferro. Pode também manipular o ferro em todos os seus estados fisicos (sólido, liquído, etc…), e também possui um alto nível de inteligência.

Animação

* Em um episódio do desenho de 1978 do Quarteto Fantástico de 1978, Magneto (que não é descrito como um mutante, e se desloca em um carro ao invés de voar) assume o controle da equipe. Foi dublado por John Stephenson.
* Apesar de só ter aparecido em duas edições da revista do Homem-Aranha, Magneto participou de duas séries do aracnídeo nos anos 80, em um episódio da série de 1981 e outro de Spider-Man and His Amazing Friends.
* Magneto é um personagem proeminente de X-Men: Animated Series, sendo um vilão na primeira temporada e um aliado durante a maior parte da série, combatendo vilões comuns aos X-Men como os Sentinelas. Nos EUA, foi dublado por David Hemblen. No Brasil, José Santa Cruz fez o personagem (e continuou no papel em X-Men Evolution e nos filmes), com Jorge Eduardo, Antônio Patiño e Mauro Ramos assumindo em alguns episódios.
* Na série X-Men: Evolution, Magneto aparece na primeira temporada como um manipulador nas sombras, e na segunda como uma ameaça mais direta. Para compartilhar a aparência jovem dos outros personagem, passa por um processo rejuvenescedor igual ao que criou o Capitão América. Nos EUA, foi dublado por Christopher Judge.
* Em Wolverine and the X-Men, Magneto governa a ilha de Genosha. É dublado nos EUA por Tom Kane e no Brasil por Carlos Campanille.

Cinema

Ian McKellen interpreta Magneto na trilogia de filmes dos X-Men. No primeiro filme, ele é o principal vilão, sequestrando Vampira para operar uma máquina que induz mutações (que transformaria os líderes da Terra em mutantes). Em X2, após se libertar da prisão, Magneto se une aos X-Men para combater o Coronel William Stryker - para em certo ponto tentar matar os humanos normais usando a cópia do Cérebro construída por Stryker. Em X-Men: The Last Stand, Magneto convoca um exército para atacar a ilha de Alcatraz, onde uma cura para mutações estava sendo criada. Durante a batalha de Alcatraz, Fera injeta a cura em Magneto, mas na cena final do filme mostra-se que ele aparentemente está recuperando os poderes.

Uma prequela contando a história de Magneto está em produção, com David S. Goyer na direção. Como seria focado em um Magneto jovem, Ian McKellen apenas abriria e fecharia a história.

Fonte Wikipédia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Kakashi Hatake

Kakashi é um personagem do mangá Naruto, sendo um dos mais poderosos ninjas da vila oculta da folha (Konoha). Apesar de seu estilo informal e introvertido, valoriza muito a amizade e se torna muito querido pelo personagem principal Naruto após ser seu sensei (mestre). Outro detalhe interessante é que Kakashi sempre está lendos os livros da série Itcha-itcha, escritos por Jiraya.     Kakashi nasceu na vila da folha e é filho de Sakumo Hatake conhecido como “O Canino Branco de Konoha”. Após abandonar uma missão para salvar um amigo, seu pai torna-se um ninja sem honra e se mata, deixando Kakashi sozinho e com um senso de dever inabalável. Aos 15 anos torna-se Jounin (última graduação de um ninja). Em sua primeira missão como líder, juntamente com seu sensei e seus companheiros Rin e Obito Uchiha, eles partem para destruir uma ponte durante a terceira grande guerra ninja. Durante a missão, Rin é sequestrada e no seu resgate Obito é esmagado por uma rocha após

Espectro - John Wraith

John Wraith, também conhecido como Espectro (Kestrel, no original), é um personagem das histórias em quadrinhos norte-americanas da Marvel Comics, criado por Larry Hama no ano de 1991. No filme X-Men Origins: Wolverine, ele foi interpretado pelo cantor Will.i.am. História Espectro era um membro da Equipe X e posteriormente participou do Programa Arma X. Ele era parte da Equipe X, juntamente com Wolverine, Dentes-de-Sabre, Maverick, Mastodonte, e Raposa Prateada. Wraith era um poderoso teleportador, capaz de colocar a equipe fora de situações difíceis após sua tarefa ser concluída. Ele era perito em explosivos, armando-se com a forma encargos, de explosivos, que foram construídos para dirigir a força de sua explosão em direções específicas com base em como eles eram utilizados. Tal como os outros membros da Equipe X, foi-lhe dado um supressaor de idade artificial, então ele é provavelmente muito mais velho que ele aparenta. Seu tempo como um agente secreto e como um membro do programa

Gasparzinho e Brasinha

Gasparzinho Gasparzinho (Casper,The Friendly Ghost). O 'Fantasminha Camarada' foi Criado em 1939 pela Editora Americana Harvey Comics (a mesma de Riquinho). Gasparzinho é um Fantasma diferente de todos os outros, pois sua principal intenção é fazer amizades e não assustar, como seus Tios do Trio Assombrado, que não se conformam com a postura de Gasparzinho. O principal desenhista dos quadrinhos  do personagem foi Warren Kremer (1921-2003). No Brasil, Gasparzinho teve suas histórias em quadrinhos Publicadas pela editora O Cruzeiro, na década de 60 e  pela Editora Vecchi, na década de 70. Posteriormente, foi também publicado pelas Editoras RGE, Abril e Globo (Antiga RGE). Em 1945 Gasparzinho foi lançado em desenho animado, produzido pelo Famous Studios.Quem fazia a voz do fantasminha era Joe Oriolo e quem desenhava era o mesmo Kremer, dos quadrinhos. Na década seguinte, os desenhos foram produzidos pela Harvey Films. Personagens Coadjuvantes: Luíza, a Bru