Pular para o conteúdo principal

Espectro - Jim Corrigan


Espectro é um personagem da DC Comics. Criado em 1940 por Jerry Siegel e Bernard Baily, o Espectro era um espírito que possuía como hospedeiro humano o policial Jim Corrigan, que regressara da morte com a missão de punir almas corruptas.

Era de Ouro

Jim Corrigan

O Espectro iniciou a carreira em 1940 (More Fun Comics #52), quando Jim Corrigan encontrava-se assassinado. Esse espiríto teve a entrada recusa na vida após a morte, entretanto, se tornou humanoide cinza , de capuz verde,luvas e botas.

Corrigan não foi o Espectro até (More Fun Comics #53) , quando uma entidade chamada Voz , o concedeu o traje azul , e o designou para erradicar o mal da Terra.

O Espectro começou procurando vingança contra os assassinos de Corrigan. Nos próximos anos, o personagem ganharia reputação entre editores e escritores , o que levou o Espectro a ter um grande aumento de poder para um personagem em início de carreira , mas o criador Siegel parecia ter outra visão , porque em (More Fun Comics #60), a oitava história do Espectro , ele da ao Detective Morto uma aura de quase deus ex-machina, o anel da vida , que aparecia no dedo dele quando enfrenta ameaças superiores aos seus poderes. O Espectro se mostrou popular , e foi escolhido para ser fundador da primeira equipe de super-heróis a Sociedade da Justiça da América em All- Star Comics. Nesta fase o corpo de Jim foi ressuscitado graças ao anel da vida , para qual o espírito do Espectro funciona independemente.( em More Fun #75).

Durante os anos de 1940, a popularidade dos super-heróis começa a declinar, e o Espectro sofre com isso. Ele foi reduzido de "Guardião Angelical' a um personagem chamado "Percival Popp, the Super Cop.". Eventualmente , Jim Corrigan encontrava-se alistado e servindo na 2ª Segunda Gurra Mundial , o Espectro permanecia "invisível" , relegado a ser coadjuvante em sua própria série. O final finalmente chegou em More Fun Comics #101 , e o Espectro fez sua última aparição em SJA, em All-Star Comics #23 .

Era de Prata

Quando a Era de Prata chegou nas HQ´S em 1960, o editor Julius Schwartz reescreveu o Espectro e o retornou , começando em Showcase #60.Com textos de Gardner Fox e desenh. Depois de 3 aparições em Showcase, ele aparece em Justice League of America #46 & #47 neste ano foi membro titular da LJA. Depois de vários meses , ele co-estrelou com o Flash da Era de Prata em The Brave and the Bold #72 . Com a data de publicação de Novembro-Dezembro de 1967, o Espectro ganha o seu próprio título, quase que simultaneamente , faz uma segunda aparição em The Brave and the Bold #75, neste tempo contracenou com a versão atual do Batman.

Na série do Espectro, os créditos variavam nas 10 edições publicadas , o mais notável que participou desta série do Espectro foi , Neal Adams, ele desenhou as edições 2-5 e escreveu a 4 e 5 . Em suas duas edições finais a revista abandonou o lado um pouco cômico para virar antologia de horror, com o personagem principal do título não sendo mais que narrador , em diversas pequenas história.

O fim desta era veio em Justice League of America #83, quando, no clímax em um crossover LJA/SJA, o Espectro parece ter sido destruído. (mas após isso parece ter sido um erro do desenhista já que na próxima edição de SJA o Espectro encontra-se inteiro.)

Era moderna

O poder do Espectro teve várias flutuações através das eras. Talvez a mais importante veio após Crise nas Infinitas Terras. Após tentar em vão subjugar a encarnação do Mal, que havia sido evocado para destruir o Paraíso pela seita de ocultistas conhecidos como Brujeria, Espectro foi punido pela Voz a ter seus poderes díminuidos por sua arrogância.

Os artistas John Ostrander e Tom Mandrake então começaram a trabalhar no personagem. Ostrander assumiu que O Espectro era na verdade, há milhões de anos atrás, o espírito de um anjo caído que perdeu a guerra no Céu, e foi utilizado como Espírito da Vingança como forma de redimir seus erros, um cargo que foi ocupado anteriormente por Eclipso. SEGUNDO A DC COMICS, Eclipso teria causado o Dilúvio e Espectro teria causado a praga dos primogênitos no Egito, episódio no qual até mesmo humilhou a forma original de Sr. Destino, Nabu, que estava do lado dos egípcios. Ao término da série produzida por John Ostrander e Tom Mandrake, contudo, Espectro encontrava-se dissociado de Corrigan, que havia conseguido a redenção e ir para o Céu, e o espírito existia livre de uma alma humana que o conduzisse corretamente.

Hal Jordan

Eventualmente, a alma de Corrigan pode descansar em paz. Ele se libertou do Espectro e caminhou para o pós-vida. O papel de Espiríto da Vingança começaria, então, a ser exercido por Hal Jordan, durante a história Day of Judgement; O Espectro escolheu Hal como seu novo hospedeiro pois ele buscava uma forma de se redimir por suas ações como Parallax.

O autor J. M. DeMatteis deu início, então, a uma série mensal estrelada por esse novo Espectro, mostrando Hal transformar a missão do Espectro numa missão de redenção - e não de vingança. Durante esse período, Hal faria ainda algumas aparições notórias em outras histórias do Universo DC, como na saga Imperador Coringa.

O dia da vingança

Depois de algum tempo, o Espectro ficou sem hospedeiro e completamente desquilibrado, e nesse meio tempo, o eclipso (na forma feminina) seduziu o espectro e o convenceu a entrar numa querra contra TODOS os seres e entidades magicas do universo atrávez da sequinte logica; qualquer coisa que desobedece as leis da "voz"( também conhecido como o espirito da fonte/dc fonte, a presença ou mais comumente conhecido como Deus) são obras do "coisa ruim", e as leis da fisica são leis de Deus, e a magia em si desobedece as leis da fisica, portanto, a magia era uma coisa do mal e devia ser combatida. Para o Espectro, que é um anjo do SENHOR e que estava meio "mal da cabeça", esta observasão vez todo o sentido, e assim, ele causou um monte de eventos na parte mistica do universo dc, como:

1-Ele tranformou o Vingador Fantasma em um rato;
2-Derrotou de forma humilhante todos os menbros da familia marvel;
3-Arrancou misticamente os olhos da Madame Xanadu, de forma que não pudessem ser regenerados;
4-A mais dramatica de todas, ele matou todos os Lordes da magia.

Sua ultima batalha foi com Nabu, lorde da ordem, que terminou com a morte deste, e assim terminando com nona era da magia prematuramente. A carnificina contra a magia só terminou porque a morte de Nabu chamou a atenção de Deus todo o poderoso (ou como o Espectro chama, A Vóz) e obrigou o Espectro a parar com isso, e o informou que o que a Eclipso dissera para ele, apesar de lógico, não passava de, a-curto-e-grosso-modo, de uma "estorinha da carochinha".

Crispus Allen

Em Gotham Central #38, o oficial Crispus Allen foi assassinado por um policial corrupto chamado, ironicamente, de Jim Corrigan - um personagem diferente do antigo detentor do Espectro. Durante a Crise Infinita, seu corpo estava no necrotério, e foi justamente aí que o Espectro adotou Allen como seu novo hospedeiro. Desde então, ele tem atuado como o novo Espírito da Vingança.

Poderes


Os poderes do Espectro são do nível de entidade. Os poderes de Espectro tiveram muitas flutuações. Mas estes pareciam aparentemente ilimitados. Ele pode crescer a tamanhos capazes de empurrar a Terra. Pode ficar intangível em sua forma fantasma. Podia animar objetos e dar vida a imagens. Também por várias vezes pôde transmutar matéria (inclusive seres vivos). Ele criava ilusões como forma de torturar psicologicamente seus oponentes. Ele também irradiava uma aura de temor natural dos fantasmas, que assustava quem o visse (mantendo-a desligada para seus aliados). Ele também pode entrar na mente de seres vivos e confrontá-los em seus próprios egos: esta é uma estratégia arriscada, uma vez que dentro da mente dum oponente, o inimigo pode alterar a realidade em sua mente ao bel-prazer. O espectro é ,sem sombra de duvidas, uma das mais poderosas ententitades do multiverso dc visto que ele derrotou praticamente TODOS os seres misticos do UNIVERSO na minisserie o dia da vingança.

Modus operandi

Corrigan investiga os crimes mais bárbaros da paróquia, mas ao enfrentar os bandidos, ao invés de entregá-los à lei, se transforma no Espectro... daí, os malfeitores tem um destino horrível! Espectro os mata das formas mais criativas possíveis: as vezes derrete o corpo do vilão até ficar só o osso, ou então o transforma em madeira e o "fatia" na serra elétrica. Uma vez, descobriu o esconderijo de um grupo comunista que assaltava bancos. O herói deu então vida à serpente de três cabeças que ilustrava a bandeira da quadrilha. Nem queiram saber o que aconteceu com os comunas...

Espectro versus Superman (DC Comics Presents 29)

Antes de Crise, quando a Supermoça era prima do Superman (se bem que ela voltou a ser, mas isso é outra história....) Kal-El se viu no dilema. Mongul havia raptado Lois Lane e Jimmy Olsen, e chantageou o homem de aço a conseguir a Chave cósmica para ele. Essa chave estava em Novo Marte, um planeta que era uma colônia dos marcianos. Para tanto, Superman teve que brigar com Ajax, o Caçador de Marte (Jonn Jonz), e humilhou o marciano, esmagando seu punho com uma mão só que fez o caçador de Marte ajoelhar. Mas agora o kryptoniano estava a par que Mongul não havia contado toda verdade. Essa chave dava acesso ao Mundo Bélico, planeta metálico com uma vastidão de armas que poderia ser usado para dominar o universo. Com a ajuda de Supermoça, Superman conseguiu desbaratar o Mundo Bélico, mas a heroína foi lançada inconsciente no espaço sideral. Usando de Supermemória, Superman calculou a trajetória da prima e foi atrás dela. Ela havia sido arremessada com tanta força que estava quase na beirada do universo.

E advinhe quem estava lá para barrar o avanço de Superman? Sim, ele mesmo! O ESPECTRO! Superman exigiu que ele saísse da frente. Espectro replicou: "Porque, se seus socos mais potentes para mim não são mais que uma leve brisa."

Superman perdeu a paciência. Esmurrou o Espectro com tanta força que criou uma cortina de poeira do chão. Quando a poeira baixou, toda terra do chão ao redor do Espectro tinha sumido... mas o Espectro estava ILESO. Espectro mostrou uma lição de moral ao kryptoniano por usar seus poderes de ilusão. Ele ensinou-lhe que nem mesmo ele estava a salvo da morte, e que ele não tinha o direito de ultrapassar os confins do universo.(Ele deixou a entender que talvez, depois daquele ponto, estavam os mundos do Além).Se bem me lembro, também foi possível ouvir a Voz falar, a entidade que Espectro serve.

"Então....como vou salvar Supermoça? " disse Clark.

"Simples. Você só precisava pedir. " respondeu Espectro, fazendo aparecer a kryptoniana perante os olhos dele.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Kakashi Hatake

Kakashi é um personagem do mangá Naruto, sendo um dos mais poderosos ninjas da vila oculta da folha (Konoha). Apesar de seu estilo informal e introvertido, valoriza muito a amizade e se torna muito querido pelo personagem principal Naruto após ser seu sensei (mestre). Outro detalhe interessante é que Kakashi sempre está lendos os livros da série Itcha-itcha, escritos por Jiraya.     Kakashi nasceu na vila da folha e é filho de Sakumo Hatake conhecido como “O Canino Branco de Konoha”. Após abandonar uma missão para salvar um amigo, seu pai torna-se um ninja sem honra e se mata, deixando Kakashi sozinho e com um senso de dever inabalável. Aos 15 anos torna-se Jounin (última graduação de um ninja). Em sua primeira missão como líder, juntamente com seu sensei e seus companheiros Rin e Obito Uchiha, eles partem para destruir uma ponte durante a terceira grande guerra ninja. Durante a missão, Rin é sequestrada e no seu resgate Obito é esmagado por uma rocha após

Espectro - John Wraith

John Wraith, também conhecido como Espectro (Kestrel, no original), é um personagem das histórias em quadrinhos norte-americanas da Marvel Comics, criado por Larry Hama no ano de 1991. No filme X-Men Origins: Wolverine, ele foi interpretado pelo cantor Will.i.am. História Espectro era um membro da Equipe X e posteriormente participou do Programa Arma X. Ele era parte da Equipe X, juntamente com Wolverine, Dentes-de-Sabre, Maverick, Mastodonte, e Raposa Prateada. Wraith era um poderoso teleportador, capaz de colocar a equipe fora de situações difíceis após sua tarefa ser concluída. Ele era perito em explosivos, armando-se com a forma encargos, de explosivos, que foram construídos para dirigir a força de sua explosão em direções específicas com base em como eles eram utilizados. Tal como os outros membros da Equipe X, foi-lhe dado um supressaor de idade artificial, então ele é provavelmente muito mais velho que ele aparenta. Seu tempo como um agente secreto e como um membro do programa

Gasparzinho e Brasinha

Gasparzinho Gasparzinho (Casper,The Friendly Ghost). O 'Fantasminha Camarada' foi Criado em 1939 pela Editora Americana Harvey Comics (a mesma de Riquinho). Gasparzinho é um Fantasma diferente de todos os outros, pois sua principal intenção é fazer amizades e não assustar, como seus Tios do Trio Assombrado, que não se conformam com a postura de Gasparzinho. O principal desenhista dos quadrinhos  do personagem foi Warren Kremer (1921-2003). No Brasil, Gasparzinho teve suas histórias em quadrinhos Publicadas pela editora O Cruzeiro, na década de 60 e  pela Editora Vecchi, na década de 70. Posteriormente, foi também publicado pelas Editoras RGE, Abril e Globo (Antiga RGE). Em 1945 Gasparzinho foi lançado em desenho animado, produzido pelo Famous Studios.Quem fazia a voz do fantasminha era Joe Oriolo e quem desenhava era o mesmo Kremer, dos quadrinhos. Na década seguinte, os desenhos foram produzidos pela Harvey Films. Personagens Coadjuvantes: Luíza, a Bru