Pular para o conteúdo principal

Brainiac

Brainiac pertence ao universo dos (quadrinhos) da DC Comics, aparecendo mais frequentemente como oponente do Superman. Criado por Otto Binder e Al Plastino, sua primeira aparição foi na edição número 242 da Action Comics (julho 1958).

O vilão Brainiac

Era de Prata

Em sua primeira aparição o vilão Brainiac era um humanóide careca, de pele verde, que veio à Terra para encolher várias cidades, inclusive Metrópolis, armazenando-as em frascos com a intenção de usá-las para restaurar Bryak, o planeta que governou. Foi acompanhado por um "macaco espacial" chamado Koko.

Ao combater Brainiac, Superman descobriu que o bandido tinha encolhido a cidade kryptoniana de Kandor. Para restaurar as cidades da Terra a seus tamanhos normais, os kandorianos sacrificaram sua restauração para ajudá-lo. Superman guardou o frasco com a cidade em sua Fortaleza da Solidão, prometendo achar um meio de retornar os nativos a seus tamanhos normais.

Em Superman #167 (fevereiro de 1964, republicada no Brasil na coleção "Superman 70 anos" # 1 da Editora Panini, Setembro/2008), foi revelado que Brainiac era uma máquina criada pelo Computador Tirano de Colu, para ser um espião. Para dar a ilusão de que ele estava vivo, Brainiac ganhou um "filho", um jovem coluano que recebeu o nome "Brainiac 2", mas escapou; este era o ancestral de Brainiac 5. (Depois foi revelado que seu nome era Vril Drox, e que ele liderou uma revolta contra o Computador Tirano).

Foi nesta história que Brainiac apareceu pela primeira vez com a famosa rede de diodos vermelhos sobre sua cabeça, explicado depois como sendo "terminais elétricos de seu sistema nervoso"; esta aparência se manteria até Action Comics #544 (Junho de 1983), na qual ele foi forçado a criar um novo corpo; um esqueleto de metal vivo com uma "caixa craniana" cinza com padrões de colméia. Brainiac manteve esta aparência até depois de Crise nas Infinitas Terras, ou simplesmente "Pós-Crise".

Pós-Crise

No universo DC da Pós-Crise, a história de Brainiac foi alterada dramaticamente. Vril Dox era agora um cientista rebelde de Colu que, tentando desligar o computador Tirano, foi descoberto e sentenciado à morte. Em seus últimos momentos, sua consciência foi atraída para à Terra pelos poderes do artista circense Milton Fine, um humano que trabalhava sob o pseudônimo de "Brainiac". Necessitando de líquido cranial para manter a possessão do seu hospedeiro humano, Dox descobriu os poderes psiquicos genuínos de Brainiac. A partir daí os usou freqüentemente contra o Superman. Esta versão de Brainiac fêz sua primeira aparência nas aventuras do Superman #438 (março 1988).

Brainiac foi capturado mais tarde por Lex Luthor, mas usou seus poderes para controlar a LexCorp, quando o vilão estava longe. Sob seu domínio mental, os cientistas restauraram seu aspecto coluano. Os diodos em sua cabeça agora aumentaram e estabilizaram seus poderes mentais, além de permitir-lhe acesso direto a memória do computador central da organização. Continuou a atacar o Superman, usando uma combinação de poderes mentais e do controle de computador. Em outra ocasião retornou às táticas de encolher cidades da sua encarnação pré-Crise.

No evento conhecido por "Invasão!", foi revelado que o Computador Tirano desenvolveu um clone de Dox, para trabalhar como ajudante de laboratório. O nome deste era Vril Dox II, que se tornou líder da equipe de super-policiais L.E.G.I.Ã.O. Este foi o Brainiac 2, embora ele não use este nome.

Brainiac Pré-Crise no universo da Pós-Crise

Histórias recapituladas que fazem menção aos Omega men trazem referência ao Brainiac da era Pré-Crise estudando Kandor de Krypton, sugerindo que alguma coisa da fase Pré-Crise seja aproveitada na continuidade atual.

Na série "Nova Krypton" em 2008, Brainiac se ver as voltas depois da reformulação nas histórias do superman deixada por "Birthright" em 2003, invadindo Kandor, miniaturalizando a cidade kryptoniana, que foi mantida presa sobre seus dominios durante muitos anos.

Em sua chegada na terra invadindo Metropólis, miniaturalizando a cidade, Brainiac sequestra superman e Supergirl, revelando a verdadeira origem de Kara-Zor-el vinda de Argo City, onde ela consegue escapar para a terra, depois que sua cidade natal foi destruida por Brainiac.

Kandor foi resgatada pelo Superman derrotando Brainiac, levando proxima a Fortaleza da Solidão, ele reverte a miniaturalização da cidade, libertando a cidade em seu tamanho original. mais tarde, com os conflitos dos kryptonianos na terra, Kandor deixa a terra, criando um novo planeta ainda no sistema solar, distante da terra, numa tecnologia desenvolvida coluana atrvéz dos kryptonianos da cidade, inciando uma nova era entre eles da "Nova Krypton".

Brainiac 2

Vril Dox do planeta Colu é um personagem dos Comics da D.C. É o filho de Brainiac, um dos maiores inimigos do Superman. É um antepassado de Querl Dox, Brainiac 5 do Legião dos Super-Heróis.

Era de Prata

Vril Dox era um jovem Coluano adotado pelo computador Tirano para ser filho de Brainiac. Escapou e conduziu a uma rebelião contra o computador Tirano.

Pós-Crise

Vril Dox II era um clone criado por seu "pai" Vril Dox I. Como o filho de Brainiac, herdou a inteligência elevada e maquiavelismo extremo do seu pai. Vril Dox é fundador da força policial interplanetária L.E.G.I.Ã.O.

O herdeiro de Brainiac foi revelado em Action Comics #276, em uma história imaginária da Legião dos Super-Herois. Isto introduziu o adolescente Querl Dox, ou o Brainiac 5 verde-limão descascado, louro, que se acreditava descendente do século XXX de Brainiac.

Em Superman #167 (fevereiro de 1964) descobriu-se que Brainiac era uma máquina, criada pelo "computador Tirano de Colu" como um espião. Para aumentar a ilusão de que estava vivo, foi lhe dado um "filho", um menino novo de Colu conhecido por Brainiac 2, mas ele fugiu. Este era antepassado de Brainiac 5. Revelou-se mais tarde que seu nome era Vril Dox, e que conduziu à revolta contra o computador Tirano.

Era nesta história que Brainiac apareceu primeiramente com um gridwork distintivo de diodos vermelhos através de sua cabeça, explicado mais tarde como "os terminais elétricos de seus nervos sensoriais". Esta permaneceria como sua aparência até Action Comics #544(junho de 1983), em que foi forçado a criar um corpo novo, um esqueleto metálico com um verde "cerebro em forma defavo de mel". Reteve sua aparência até a crise em terras infinitas.

Invasão!

Na série Invasão revelou-se que, antes de sua dispersão, o computador Tirano tinha permitido que Vril Dox criasse um clone para ajuda-lo como assistente do laboratório. Este era Vril Dox II, que iria dar forma a L.E.G.I.Ã.O., e (embora nunca usa o nome) é a versão pós-Crise de Brainiac 2.

As guerras de Apocalipse (Doomsday)

Devido aos enfrentamentos anteriores com Superman em Metrópolis, o corpo frágil de Milton foi danificado irreparavelmente, deixando Brainiac fisicamente agonizante. A fim de preservar sua vida, o andróide elaborou um plano sofisticado. Enviou um agente coluano chamado Prin Vnok, a uma viagem no tempo. Seu objetivo era encontrar o monstruoso Apocalipse (Doomsday), que tinha sido deixado perdido por Superman e por Waverider no fim dos tempos a fim de não mais retornar como uma ameaça. Segundos antes que as forças da entropia destruissem Apocalipse para sempre, ele foi resgatado por Prin Vnok e trazido à Colu.

Lá, um Brainiac morimbundo transferiu sua consciência para o corpo de Apocalipse, transformando-se temporariamente no ser mais poderoso no universo: uma mente de gênio dentro de corpo de titã, indestrutível. Entretanto, a mente primitiva de Doomsday sobrepujou a vontade de Brainiac, forçando-o a encontrar um outro corpo hospedeiro. Embora Brainiac tentasse criar um clone de Apocalipse, no qual pudesse habitar, seus esforços falharam e foi forçado a adotar um corpo andróide, que recebeu o nome de Brainiac 2.5. Tornou-se obcecado momentaneamente com a vitória do Superman.

Na virada do milênio, Brainiac revelou ter colocado um vírus latente no sistema de segurança nos computadores da LexCorp. Queria aumentar suas habilidades de controle computacional e com isso permitiu que uma versão sua do futuro, Brainiac 13 do século 64, chegasse ao presente. B-13 começou a transformar Metrópolis numa versão futurista, que, aparentemente, era controlada por ele. Quando se tornou evidente que iria ser derrotado pelos esforços combinados de Luthor, de Superman e de sua própria versão atual (Brainiac 2.5, que possuia agora o corpo da filha criança de Luthor, Lena), Brainiac 13 cedeu o controle da cidade à Luthor na troca para Lena/Brainiac 2.5, que lhe ajudou a escapar.

Brainiac 13 retornou à Terra quando os mundos do presente e do futuro se encontraram na guerra entre o andróide vilão e a Imperiex. Brainiac 13 queria aliar-se a sua versão do presente, Leniac (Brainiac no corpo de Lena), mas foi descoberto que isso era parte para retomar o controle. "Leniac" com a aparência de uma adolescente de cor verde com "discos de controle" em sua testa, sugerindo os diodos de um Brainiac mais avançado (e idêntico aos discos da testa do Brainiac 5.1, na Legião e a versão de Superman Animated e do Brainiac original).

No fim da guerra Brainiac 13 e Imperiex foram mandados ao passado em uma grande explosão e Brainiac 2.5 foi finalmente expelido de Lena, que voltou a ser criança, embora permanecendo com os discos.

No Superman #200 (fevereiro de 2004), o Homem de Aço viaja ao futuro e combate Brainiac 12, descobrindo que tudo que Brainiac 13 tinha feito no passado tinha sido projetado para assegurar acontecimentos que permitiriam a sua transformação. A derrota de B-12 antes de seu melhoramento aparentemente, impediu o surgimento de B-13.

Brainiac 4

Brainiac 4 era a mãe do membro da Legião dos Super-Heróis Brainiac 5 (mais tarde 5.1, na continuidade criada pela saga Zero Hora).

Desde seu nascimento, sofria da ausënsia total de emoções - abandonou seu filho no nascimento, numa tentativa de encontrar algo emocionalmente estimulante. Vivendo uma variedade das vidas, da mulher do pedinte ao herói ao gambler, transformou-se eventualmente em líder de um grupo do terrorista conhecido como o círculo escuro. Ali encontrou algo que fêz com que sentisse emoção: enviar uma frota inteira para a morte. Mais tarde seu filho encontrou-a - somente para que sofresse uma tentativa de assassinato por parte da mãe. Brainiac 4, na expectativa de que, ao matar desconhecidos tinha se sentido bem, ao eliminar seu filho a sensação seria melhor. Após detida por Porta, foi internada em um asilo.

Durante a mini-serie Underworld, Vril Dox ou Brainiac 2 vende a alma de um descendente do século XXX a Neron. É, possívelmente, a origem da maldade de Brainiac 4.

Depois da reformulação de Mark Waid, a mãe de Brainiac 5 não é mais uma vilã. Apareceu momentaneamente como um dos Coluans que sofrem uma doença que reduz suas habilidades mentais, como parte de um ataque nos Planetas Unidos. Dox chama o investigador foremost do seu "Colu", e menciona-a que canta ao sono como uma criança. Não é chamada de Brainiac 4.
Em nenhuma continuidade está seu nome real dado, embora se possa supor que seu sobrenome é "Dox".

Brainiac 5

O herdeiro de Brainiac se revelou em Action Comics #276, em uma história secundária da Legião dos Super-Heróis. Apresentado como um jovem loiro de pele esverdeada chamado Querl Dox, ou Brainiac 5, ele acreditava ser descendente do século 30 de Brainiac, vilão do Superman. Diferente de seu aparente ancestral, Brainiac 5 usa seu "intelecto de nível 12" para auxiliar as forças do Bem. Juntou-se à Legião na mesma época que a Supergirl, por quem se apaixonou. Seu planeta-natal era citado, variando entre Yod ou Colu.

Brainiac 8 (Indigo)

Recentemente, Brainiac 6 fez sua "neta" Brainiac 8 (conhecida como Indigo) tentar matar Donna Troy a fim assegurar o futuro do planeta Colu. Indigo estava infiltrado na equipe de super-heróis dos Renegados e os traiu, se aliando a Brainiac, Lex Luthor e o Superboy sob lavagem cerebral, que tinham atacado os Novos Titãs. Na batalha que se seguiu, Indigo morreu e o Superboy se livrou do controle mental. Luthor escapou. Quando a nave de Brainiac foi destruída, o destino do vilão ficou desconhecido. Numa história alternativa recente, foi revelado que Brainiac 8 havia clonado seu corpo, alegando que Colu não produzia mais robôs.

Na sequência dessa história, os Novos Titãs invadiram o laboratório de Luthor numa tentativa de salvar a vida de Superboy e descobriram várias tentativas de clones fracassadas de Brainiac. Lutaram com um deles autodenominado Brainiac-Alpha.

Fonte : Wikipédia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Kakashi Hatake

Kakashi é um personagem do mangá Naruto, sendo um dos mais poderosos ninjas da vila oculta da folha (Konoha). Apesar de seu estilo informal e introvertido, valoriza muito a amizade e se torna muito querido pelo personagem principal Naruto após ser seu sensei (mestre). Outro detalhe interessante é que Kakashi sempre está lendos os livros da série Itcha-itcha, escritos por Jiraya.     Kakashi nasceu na vila da folha e é filho de Sakumo Hatake conhecido como “O Canino Branco de Konoha”. Após abandonar uma missão para salvar um amigo, seu pai torna-se um ninja sem honra e se mata, deixando Kakashi sozinho e com um senso de dever inabalável. Aos 15 anos torna-se Jounin (última graduação de um ninja). Em sua primeira missão como líder, juntamente com seu sensei e seus companheiros Rin e Obito Uchiha, eles partem para destruir uma ponte durante a terceira grande guerra ninja. Durante a missão, Rin é sequestrada e no seu resgate Obito é esmagado por uma rocha após

Espectro - John Wraith

John Wraith, também conhecido como Espectro (Kestrel, no original), é um personagem das histórias em quadrinhos norte-americanas da Marvel Comics, criado por Larry Hama no ano de 1991. No filme X-Men Origins: Wolverine, ele foi interpretado pelo cantor Will.i.am. História Espectro era um membro da Equipe X e posteriormente participou do Programa Arma X. Ele era parte da Equipe X, juntamente com Wolverine, Dentes-de-Sabre, Maverick, Mastodonte, e Raposa Prateada. Wraith era um poderoso teleportador, capaz de colocar a equipe fora de situações difíceis após sua tarefa ser concluída. Ele era perito em explosivos, armando-se com a forma encargos, de explosivos, que foram construídos para dirigir a força de sua explosão em direções específicas com base em como eles eram utilizados. Tal como os outros membros da Equipe X, foi-lhe dado um supressaor de idade artificial, então ele é provavelmente muito mais velho que ele aparenta. Seu tempo como um agente secreto e como um membro do programa

Gasparzinho e Brasinha

Gasparzinho Gasparzinho (Casper,The Friendly Ghost). O 'Fantasminha Camarada' foi Criado em 1939 pela Editora Americana Harvey Comics (a mesma de Riquinho). Gasparzinho é um Fantasma diferente de todos os outros, pois sua principal intenção é fazer amizades e não assustar, como seus Tios do Trio Assombrado, que não se conformam com a postura de Gasparzinho. O principal desenhista dos quadrinhos  do personagem foi Warren Kremer (1921-2003). No Brasil, Gasparzinho teve suas histórias em quadrinhos Publicadas pela editora O Cruzeiro, na década de 60 e  pela Editora Vecchi, na década de 70. Posteriormente, foi também publicado pelas Editoras RGE, Abril e Globo (Antiga RGE). Em 1945 Gasparzinho foi lançado em desenho animado, produzido pelo Famous Studios.Quem fazia a voz do fantasminha era Joe Oriolo e quem desenhava era o mesmo Kremer, dos quadrinhos. Na década seguinte, os desenhos foram produzidos pela Harvey Films. Personagens Coadjuvantes: Luíza, a Bru