Pular para o conteúdo principal

Bishop


Bispo (Bishop) é um super-herói mutante que age principalmente como membro dos X-Men. Foi criado por John Byrne e Whilce Portacio.

Bispo vem de um futuro alternativo, onde era um oficial da Força de Segurança X, um corpo policial responsável pelo monitoramento de mutantes. Veio parar na linha de tempo padrão do Universo Marvel quando perseguia o criminoso Trevor Fitzroy. Uma vez nele, teve dificuldade em se adaptar em um mundo em que os X-Men (seus ídolos e inspiradores) ainda estavam vivos e no qual seus métodos violentos de manter a lei não eram bem vistos.

O personagem foi bastante popular durante a década de 1990 e permaneceu junto dos X-Men, sendo mantido mesmo após várias reformulações das equipes (participando da "Equipe Dourada", X-treme X-Men e Elite de Segurança X). Estrelou duas minisséries próprias - Distrito X e Bishop:O Último X-Man - além de ter desempenhado um papel importante durante a saga A Era de Apocalipse.
História

Bishop nasceu cerca de 60 anos no futuro (como surgiu em 1991, nasceu em torno de 2051), num futuro em que os mutantes são segregados (não sendo porém a mesma distopia apresentada na saga Dias de um Futuro Esquecido). Foi um dos últimos mutantes a ser marcado com um grande "M" no rosto para diferenciá-lo das pessoas comuns. Ele morava com a avó e a irmã (a mutante Lasca) num campo de concentração no estado de Nevada quando foi deflagrada a Rebelião Summers, um evento em que alguns mutantes se uniram aos humanos para destruir os Sentinelas.

Os mutantes foram libertados, embora não tenham recebido qualquer tipo de assistência. Enquanto a família de Bishop cruzava o deserto de Nevada, sua irmã Lasca foi atacada por uma milícia antimutante. Lasca foi resgatada por um esquadrão da Força de Segurança X, impressionando Bishop que decidiu se alistar na corporação. Quando finalmente conseguiu ser admitido, só aceitou entrar para a força se sua irmã também fosse aceita.

Durante uma missão de que ambos participavam, Lasca foi fatalmente ferida por um Emplata (uma raça que se alimenta de medula óssea de seres humanos). Para tentar salvá-la, Bishop recorreu a um velho e influente mutante conhecido como "Testemunha", que aceitou ajudá-lo em troca de um ano de serviços. Bishop aceitou trabalhar para ele e a consciência de Lasca foi transferida para uma matriz holográfica.

Decorrido o ano, Bishop retornou à FSX e foi escolhido para liderar um novo esquadrão, o Esquadrão Ômega, formado pelos mutantes Malcolm (resistente a radiação) e Randall (capaz de detectar outros mutantes)..

Quando o Esquadrão Ômega foi encarregado de capturar Trevor Fitzroy, um assassino ex-recruta da FSX (e descendente de Sebastian Shaw), a perseguição o levou às ruínas do Instituto Xavier. Lá, Bishop encontrou a gravação de um pedido de socorro de Jean Grey, que aparentemente morria antes de conseguir revelar um traidor entre os X-Men. Bishop tentou obter mais informações com a Testemunha (que tem esse nome por ter vivenciado a queda dos mutantes) mas ele se negou a revelar novos dados.

Logo em seuida. Fitzroy consegue escapar da prisão e usa seu poder de converter energia vital em portais para fugir de uma nova caçada do Esquadrão Ômega. Fitzroy foge para o passado e consegue se infiltrar no Círculo Interno do Clube do Inferno. Mais tarde, depois de consumir uma enorme quantidade de energia vital, abre um novo portal para trazer do futuro vários de seus ex-companheiros de cela. O Esquadrão Ômega também se atira pelo portal e, uma vez no presente, começou a executar os fugitivos, uma atitude que revoltou os X-Men. Exceto por Fitzroy, todos os fugitivos do futuro foram mortos, mas o preço da ofensiva foi a morte de Malcolm e Randall. Ao sobrevivente Bishop, o Professor Xavier ofereceu um lugar entre os X-Men.

Quando Bishop encontrou-se com Gambit na Mansão X, reconheceu nele a Testemunha, assumindo imediatamente que ele deveria ser o traidor dos X-Men e tentando matá-lo. Foi impedido pelos outros membros da equipe, que o convenceram a deixar Gambit em paz, o que ele fez com ressalvas.

Quando o mutante Legião voltou no tempo para matar Magneto, Bishop foi um dos escolhidos para persegui-lo. Quando Legião acidentalmente matou seu pai e alterou o passado, Bishop foi o único a não desaparecer por vir de uma linha de tempo alternativa. Ele convenceu a versão local de Magneto de que aquela realidade era uma distorção, o que levou aos eventos que restauraram a linha temporal. De volta à versão padrão do Universo Marvel, Bishop manteve algumas memórias desconexas da Era de Apocalipse.

Por isso, ele foi constantente perseguido pelo Fera Negro e pelo Sugar Man, que temiam que o herói se lembrasse de todos os eventos ocorridos e denunciasse sua fuga para a "realidade principal". Porém, estes vilões tiveram vários outros problemas (normalmente com outras "Equipes X") e nunca poderam empreender um ataque em grande escala contra o herói. Nesta fase, Bishop também reencontrou-se com sua irmã Lasca, que teve suas memórias transferidas para um holograma criado por Forge, se transformando em uma "forma de vida fotônica", membro da segunda geração do X-Factor.

Quando foi revelado que o traidor dos X-Men era o próprio Xavier (ou melhor, sua personalidade perturbada, o Massacre), o conhecimento de Bishop acerca do futuro foi vital na derrota do vilão. Só então ele fez as pazes com Gambit.

Durante uma estadia no espaço sideral, Bishop se envolveu com Rapina, sendo depois traído por ela, matando-a em combate. Depois disso passou algum tempo em uma realidade alternativa, onde finalmente conseguiu derrotar Fitzroy, seu nemêsis original.

Retornando para a Terra na Saga Segurança Máxima, ele foi integrado à equipe X-treme X-Men quando este procurava os Livros da Verdade, diários contendo os oráculos da mutante vidente Sina.

Posteriormente, Bishop foi recrutado como detetive policial e encarregado de investigar crimes na Cidade Mutante, um bairro de Nova York habitado majoritariamente por mutantes. Essas histórias foram publicadas na revista Distrito X. Foi nessa época que começou a usar o nome Lucas Bishop, que é o que constava no seu distintivo. Esse é apenas um pseudônimo e, ao que se sabe até agora, Bishop não tem outro nome que não seja Bishop.

Depois que o bairro mutante foi destruído em quase sua totalidade (durante o evento Dinastia M), Bishop voltou para o Instituto Xavier.

Poderes e habilidades

O poder mutante de Bishop permite-lhe absorver energia projetada contra ele, diluir em energia vermelha potente e dispará-la através das mãos. Lucas pode converter seus disparos em de microondas de calor ou outros tipos de emissão. Esse poder o torna praticamente invulnerável a ataques como os de Ciclope, mas não é ilimitado, podendo ser sobrecarregado. Como o poder de Bishop depende de fontes externas, ele também carrega armas de feixe, geralmente um rifle de plasma.Lucas é um excelente atirador e combatente corpo-a-corpo.

Um segundo poder foi atribuído a Bishop, anos depois de sua primeira aparição: o senso de direção perfeito. Ele é capaz de dizer exatamente onde se encontra; mesmo que seja levado a algum lugar vendado, através de teletransporte, ou talvez mesmo inconsciente ele saberá onde está. A explicação para esse novo poder seria sua ascendência, já que um dos ancestrais de Bishop é aparentemente o mutante Teleporter, capaz de se teletransportar.

Especulações sobre sua ancestralidade

Pouco se sabe sobre o passado e a família de Bishop. Apesar de alguns detalhes revelados alguns dados são inconsistentes ou mesmo contraditórios.

Quando as memórias de Bishop são desenhadas, sua avó é bastante semelhante a Tempestade, entretanto, depois que ambos se envolveram romanticamente, a hipótese de ambas serem a mesma pessoa tornou-se remota. Alguns leitores pensam que Tempestade seja mesmo a velha que criou Bispo, mas sem ser sua parente biológica. Outros especulam que talvez Ororo e Lucas venham a ter um filho de que Bishop seja ao mesmo tempo descendente, tornando sua origem um paradoxo de predestinação. Outros pensam que a idéia de Tempestade ser ancestral de Bishop é um projeto abandonado pela Marvel em prol de alguma outra origem.

Material publicado depois da estréia de Bishop corrobora essa última linha de pensamento. Num momento em que Bishop fica atordoado durante uma edição de Geração X, ele confunde a mutante M com sua mãe. Já foi insinuado que o mutante Teleporter, ex-mentor de M, seria seu bisavô. Uma publicação da Marvel, o Official Handbook of the Marvel Universe, dá consistência a essa insinuação, já que declara que os pais de Bishop seriam imigrantes australianos presos num campo de concentração mutante logo após o desenbarque.

Material anterior da Marvel o descreve como sendo descendente de filipinos, assim como um de seus criadores, o desenhista Whilce Portacio.

Outras versões e outras mídias

Bishop não aparece em nenhum dos filmes dos X-Men, embora faça uma breve aparição na quadrinização do terceiro filme, onde é um policial. Ele também fez uma rápida aparição no universo Ultimate, apenas sendo cotado para entrar para a equipe de mutantes do governo.

Bishop apareceu na série de desenhos animados dos X-Men como sendo um caçador de recompensas do futuro, porém sua história neste desenho misturou-se com a saga Dias De Um Futuro Esquecido, mudando inclusive a data de seu nascimento nos quadrinhos que era aproximadamente em 2051, sendo que nesta versão na no ano 2055 ele já estaria adulto.

Bishop também apareceu na série de desenhos Wolverine e os X-Men, desta vez com membro dos X-Men do futuro, só que mudou ainda mais sua data de nascimento, já que esse futuro se passa apenas vintes anos no futuro, nesta versão ele só utiliza seu poder sem armas.


Fonte : Wikipédia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Kakashi Hatake

Kakashi é um personagem do mangá Naruto, sendo um dos mais poderosos ninjas da vila oculta da folha (Konoha). Apesar de seu estilo informal e introvertido, valoriza muito a amizade e se torna muito querido pelo personagem principal Naruto após ser seu sensei (mestre). Outro detalhe interessante é que Kakashi sempre está lendos os livros da série Itcha-itcha, escritos por Jiraya.     Kakashi nasceu na vila da folha e é filho de Sakumo Hatake conhecido como “O Canino Branco de Konoha”. Após abandonar uma missão para salvar um amigo, seu pai torna-se um ninja sem honra e se mata, deixando Kakashi sozinho e com um senso de dever inabalável. Aos 15 anos torna-se Jounin (última graduação de um ninja). Em sua primeira missão como líder, juntamente com seu sensei e seus companheiros Rin e Obito Uchiha, eles partem para destruir uma ponte durante a terceira grande guerra ninja. Durante a missão, Rin é sequestrada e no seu resgate Obito é esmagado por uma rocha após

Espectro - John Wraith

John Wraith, também conhecido como Espectro (Kestrel, no original), é um personagem das histórias em quadrinhos norte-americanas da Marvel Comics, criado por Larry Hama no ano de 1991. No filme X-Men Origins: Wolverine, ele foi interpretado pelo cantor Will.i.am. História Espectro era um membro da Equipe X e posteriormente participou do Programa Arma X. Ele era parte da Equipe X, juntamente com Wolverine, Dentes-de-Sabre, Maverick, Mastodonte, e Raposa Prateada. Wraith era um poderoso teleportador, capaz de colocar a equipe fora de situações difíceis após sua tarefa ser concluída. Ele era perito em explosivos, armando-se com a forma encargos, de explosivos, que foram construídos para dirigir a força de sua explosão em direções específicas com base em como eles eram utilizados. Tal como os outros membros da Equipe X, foi-lhe dado um supressaor de idade artificial, então ele é provavelmente muito mais velho que ele aparenta. Seu tempo como um agente secreto e como um membro do programa

Gasparzinho e Brasinha

Gasparzinho Gasparzinho (Casper,The Friendly Ghost). O 'Fantasminha Camarada' foi Criado em 1939 pela Editora Americana Harvey Comics (a mesma de Riquinho). Gasparzinho é um Fantasma diferente de todos os outros, pois sua principal intenção é fazer amizades e não assustar, como seus Tios do Trio Assombrado, que não se conformam com a postura de Gasparzinho. O principal desenhista dos quadrinhos  do personagem foi Warren Kremer (1921-2003). No Brasil, Gasparzinho teve suas histórias em quadrinhos Publicadas pela editora O Cruzeiro, na década de 60 e  pela Editora Vecchi, na década de 70. Posteriormente, foi também publicado pelas Editoras RGE, Abril e Globo (Antiga RGE). Em 1945 Gasparzinho foi lançado em desenho animado, produzido pelo Famous Studios.Quem fazia a voz do fantasminha era Joe Oriolo e quem desenhava era o mesmo Kremer, dos quadrinhos. Na década seguinte, os desenhos foram produzidos pela Harvey Films. Personagens Coadjuvantes: Luíza, a Bru