Forge é uma personagem do universo X-Men da editora Marvel Comics. Foi criado pelo escritor Chris Claremont e pelo artista John Romita.
História
Forge é um descendente dos índios Cheyenne e, desde criança, foi iniciado nos costumes, lendas e magias de sua tribo, pelo seu xamã e tutor, Nazé. Na adolescência foi para a Guerra do Vietnã, onde perdeu sua mão e perna direita, ao invocar um encantamento aprendido com Nazé. Forge então se afastou do militarismo e do misticismo após o acidente, indo trabalhar como inventor no Departamento de Defesa. Graças à sua habilidade mutante, ele era capaz de reparar ou criar sofisticados maquinários, aparentemente sem grandes dificuldades.
Dentre as invenções de Forge, estava o neutralizador, que poderia elimitar as habilidades superhumanas dos mutantes. Forge ficou furioso quando seu neutralizador caiu nas mãos do agente do governo Henry Gyrich. Usando seu dispositivo, o agente tentou retirar os poderes de Vampira, mas acabou acertando Tempestade, drenando o poder da jovem mutante. Sentindo-se culpado Forge levou Tempestade para sua casa em Dallas, Texas, onde ajudou-a a se recuperar. Em poucos dias os dois se apaixonaram. Porém, quando Tempestade descobriu que Forge havia construído o neutralizador, se sentiu traída e enganada, e o abandonou.
Desesperado para devolver os poderes de Tempestade e reconquistar seu amor e confiança, Forge destruiu todas as versões originais do neutralizador, e criou um outro aparelho que devolvia os poderes aos atingidos, abandonando seu cargo no governo.
Forge então juntou-se ao X-Men (equipe da qual Tempestade era membro) para lutar contra o Adversário, na saga Queda dos Mutantes. Durante a batalha, os X-Men souberam porque Forge abandonou seus poderes místicos no passado: em uma missão secreta no Sudeste Vietnamita, todo o batalhão de Forge foi morto. Num lampejo de raiva e desespero, ele usou seu poder shaman para abrir um portal dimensional que possibilitou os soldados mortos voltarem para o plano real, e matar seus assassinos. Preocupado com as conseqüências de seu ato e vendo que o portal estava saindo do controle, Forge lançou a B-52 para fechar o portal em tempo de destruir os espíritos, mas a decisão lhe custou a perna e mão.
Com a aparente morte dos X-Men na saga, Forge ficou algum tempo sem se envolver muito em assuntos mutantes. Porém, quando descobriu que seus amigos mutantes ainda estavam vivos, ele reuniu um grupo provisório de X-Men e foi a procura dos integrantes originais. Após reunir a maior parte da equipe, e com a volta do Professor Xavier à Terra, ele ficou um tempo como cientista e responsável pela manutenção da Mansão X.
Semanas mais tarde, o Governo Americano convidou-o para a segunda geração do X-Factor onde atuou como estrategista e, após o sequestro e posterior insanidade do Destrutor, como líder de Campo. Foi nessa fase que Forge fez as pazes com Nazé e sua herança mística, ao enfrentar novamente o adversário, que revelou ter sido o responsável pela falha no exame invocado por Forge anos atrás. Atualmente Forge está em Providência, trabalhando com Cable.
Poderes e habilidades
Forge é um índio Cheyenne que aprendeu a controlar um considerável poder místico com Nazé, o xamã da tribo. Além disso tem a capacidade mutante de, tecnomentalmente, projetar e construir qualquer tipo de aparelho ou equipamento, o que faz com que possua uma inteligência fora do comum e uma de suas mãos é tecna-transmorfa, ou seja, pode se transformar em qualquer ferramenta ou objeto tecnológico.
Nazé
Nazé é um legítimo xamã Cheyenne, guru espiritual de Forge durante toda sua infância e juventude. Apesar de aparentemente ser apenas o guardião espiritual de sua tribo, Nazé é um dos feiticeiros mais poderosos da Terra, tendo inclusive uma relação de amizade e ajuda mútua com Roma, a própria guardiã do Multiverso.
O xamã sempre acreditou que Forge (a quem chama de Criador) seria seu sucessor, graças a uma antiga profecia Cheyenne. Assim, ele o treinou nos costumes, lendas e magias Cheyennes desde a sua infância. Porém, ao atingir a adolescência, Forge renegou sua herança Cheyenne, alistando-se no Exército Americano e participando da Guerra do Vietnã. Ao invocar uma das magias Cheyenne para salvar seus comandados durante um ataque, algo sai errado, e forge perde um braço e uma perna, além de fazer todos os que estavam sob seu comando perder a vida. Isso o fez renegar sua herança cheyenne definitivamente.
Renegado por seu discípulo, Naze permaneceu nos desertos do sudoeste americano até o retorno do Adversário, o lendário inimigo dos Cheyenne e ameaça mortal para toda a realidade. Nazé enfrentou-o várias vezes, sempre atrasando seus avanços, mas nunca conseguindo derrotá-lo. A vitória só foi obtida com a ajuda de Roma e do próprio Forge que, arrependido, tornara a abraçar sua herança espiritual. Tendo derrotado seu maior inimigo e deixado seu discípulo em condições de continuar seu trabalho, Nazé se afastou da humanidade e vive isolado, cultivando as tradições cheyennes.
Fonte : Wikipédia
Comentários
Postar um comentário