Pular para o conteúdo principal

Edgar Vasques - Um Quadrinista dos Pampas


Edgar Vasques, criador do excepcional Rango, não é um autor tão aladeardo pelo país, mas que considero um mestre. Sua verve e criticidade é comparável à de Quino e sua Mafalda.
Edgar Luiz Simch Vasques da Silva nasceu em 5 de outubro de 1949, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Publicou pela primeira vez na revista "Grilus", editada pela faculdade de Arquitetura, onde diplomou-se.Iniciou-se profissionalmente em 1968, no Correio do Povo, em Porto Alegre. Também trabalhou nos periódicos "Folha da Manhã" (RS), "Diário do Sul" (RS), "Pasquim" (RJ), "Coojornal", “Jornal do Inter”, “Jornal do Grémio” além das revistas "Versus", “Ovelha Negra” e "Playboy" (onde senhava as aventuras do Analista de Bagé com argumento de L. F. Veríssimo).

  
Cliquem para ampliar!

Edgar Vasques atua também como ilustrador de livros e tem uma longa carreira de chargista nos mais de 500 números do extinto jornal gaucho Diário do Sul. Publicou no exterior pela revista "Charlie" (França).



Criador do personagem Rango, é autor de 13 livros com seu personagem e participou de várias antologias, além da versão quadrinizada do Analista de Bagé (final da década de 80). Para quem não sabe, o Analista de Bagé é um personagem de crônicas criado pelo conhecido escritor Luís Fernando Veríssimo.

Mas seu personagem mais célebre é, sem dúvida, o já citado Rango. No início dos anos 70, Edgar Vasques criou um personagem que tinha a intenção de mostrar a cara do Brasil: Rango, um desempregado pobre e barrigudo que vivia em um depósito de lixo. Com muita crítica social - e, obviamente, econômica e política - as tiras do personagem fizeram sucesso em publicações universitárias e logo alcançaram grandes jornais. A primeira aparição de Rango foi na revista Grilus, a revista do Diretório Acadêmico da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde Vasques então estudava. A partir de 1973, Rango ocupou as páginas de vários periódicos brasileiros, como Pasquim e Folha da Manhã. Fazendo parte do boom de humor da década de 70, simbolizou a resistência à ditadura militar.


Em 1974, a editora LP&M lançou seu primeiro livro, tendo o personagem como tema e com prefácio do escritor Érico Veríssimo, que se declarava fascinado pelo personagem e pelas situações tragicômicas que ele vivia. Vasques nunca deixou de desenhar Rango - assim como, infelizmente, os problemas de desigualdade social que o personagem retrata nunca deixaram de existir (pelo contrário, em alguns casos até se agravaram) -, mas o personagem perdeu um pouco do espaço que tinha nos jornais, ainda que seja mais atual que nunca. Recentemente, em 1998 (Tá bom! Nem tão recentemente assim.), a LP&M lançou uma edição comemorativa, O Gênio Gabiru, trazendo 160 tirinhas inéditas em uma só publicação. E, como bem resumem os editores da publicação, “mudaram as moscas, mas a paródia continua cada vez mais real”.


Rango é um desempregado que vive em um lixão, em companhia do filho e de um coleguinha dele (aparentemente um menor abandonado), do cachorro Sarna e de outros personagens típicos da miséria social. Nas tiras são satirizadas/criticadas situações de fome, frio, falta de dinheiro, política econômica, política social (a falta de uma) e por aí afora. O humor é dilacerante, acentuado pelos traços simples e propositadamente sujos da tira. Difícil saber se é para rir ou chorar, por exemplo, quando o garotinho abandonado ao ouvir a pesquisa de que cada brasileiro consome duas balas por dia responde, com naturalidade: “uma de 22 e uma de 38”.


Além de Rango, o cachorro e dos dois garotinhos, aparecem, entre outros, o velho Baba, sempre bêbado; o véio Dica, que nunca sai de dentro de sua lata de lixo; o “pesquisador” Bedelho; o mendigo peruano; vovô Ratz (um rato que vive no lixão); o cantador nordestino Cantochão e, mais recentemente, o débil-mental gênio Gabiru.


Curiosidade:

Rango contra a ditadura - Nos tempos ditadura militar, a tira de Rango foi uma dos principais responsáveis pelo “empastelamento” do lendário jornal Pasquim.

E, como percebe-se em seu personagem, Vasques sempre foi um engajado. Fundou a Grafistas Associados do Rio Grande do Sul (Grafar), do qual já fizeram Kipper, Alan Sieber, Adão Itarrusgarai, Rodrigo Rosa e hoje (2001) fazem parte Fábio Zimbres, Uberti, Schröder, Hals e Bier entre outros. Trata-se de uma entidade informal, que auxilia na formação de cartunistas e em sua participação em sindicatos e eventos de âmbito internacional (como no caso do Fórum Social Mundial, onde os cartunistas fizeram charges que foram reproduzidas no Le Monde Diplomatique, em banners por Porto Alegre, cartazes e em traseiras de ônibus, tematizando a globalização). Ou vocês acham que ser quadrinista brasileiro é fácil?


Fontes:
Gibindex
Mundo HQ


P.S.: Obrigado ao amigo Quadrideko por permitir que este Calango participe deste projeto

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Kakashi Hatake

Kakashi é um personagem do mangá Naruto, sendo um dos mais poderosos ninjas da vila oculta da folha (Konoha). Apesar de seu estilo informal e introvertido, valoriza muito a amizade e se torna muito querido pelo personagem principal Naruto após ser seu sensei (mestre). Outro detalhe interessante é que Kakashi sempre está lendos os livros da série Itcha-itcha, escritos por Jiraya.     Kakashi nasceu na vila da folha e é filho de Sakumo Hatake conhecido como “O Canino Branco de Konoha”. Após abandonar uma missão para salvar um amigo, seu pai torna-se um ninja sem honra e se mata, deixando Kakashi sozinho e com um senso de dever inabalável. Aos 15 anos torna-se Jounin (última graduação de um ninja). Em sua primeira missão como líder, juntamente com seu sensei e seus companheiros Rin e Obito Uchiha, eles partem para destruir uma ponte durante a terceira grande guerra ninja. Durante a missão, Rin é sequestrada e no seu resgate Obito é esmagado por uma rocha após

Espectro - John Wraith

John Wraith, também conhecido como Espectro (Kestrel, no original), é um personagem das histórias em quadrinhos norte-americanas da Marvel Comics, criado por Larry Hama no ano de 1991. No filme X-Men Origins: Wolverine, ele foi interpretado pelo cantor Will.i.am. História Espectro era um membro da Equipe X e posteriormente participou do Programa Arma X. Ele era parte da Equipe X, juntamente com Wolverine, Dentes-de-Sabre, Maverick, Mastodonte, e Raposa Prateada. Wraith era um poderoso teleportador, capaz de colocar a equipe fora de situações difíceis após sua tarefa ser concluída. Ele era perito em explosivos, armando-se com a forma encargos, de explosivos, que foram construídos para dirigir a força de sua explosão em direções específicas com base em como eles eram utilizados. Tal como os outros membros da Equipe X, foi-lhe dado um supressaor de idade artificial, então ele é provavelmente muito mais velho que ele aparenta. Seu tempo como um agente secreto e como um membro do programa

Gasparzinho e Brasinha

Gasparzinho Gasparzinho (Casper,The Friendly Ghost). O 'Fantasminha Camarada' foi Criado em 1939 pela Editora Americana Harvey Comics (a mesma de Riquinho). Gasparzinho é um Fantasma diferente de todos os outros, pois sua principal intenção é fazer amizades e não assustar, como seus Tios do Trio Assombrado, que não se conformam com a postura de Gasparzinho. O principal desenhista dos quadrinhos  do personagem foi Warren Kremer (1921-2003). No Brasil, Gasparzinho teve suas histórias em quadrinhos Publicadas pela editora O Cruzeiro, na década de 60 e  pela Editora Vecchi, na década de 70. Posteriormente, foi também publicado pelas Editoras RGE, Abril e Globo (Antiga RGE). Em 1945 Gasparzinho foi lançado em desenho animado, produzido pelo Famous Studios.Quem fazia a voz do fantasminha era Joe Oriolo e quem desenhava era o mesmo Kremer, dos quadrinhos. Na década seguinte, os desenhos foram produzidos pela Harvey Films. Personagens Coadjuvantes: Luíza, a Bru